segunda-feira, 12 de março de 2012

ADAPTAR AS RECEITAS PARA BOLOS (SEM OVOS)

Existem outras milhares de receitas comuns que podem ser adaptadas à uma dieta lacto-vegetariana. Porém, é preciso saber como escolher as receitas e como adaptá-las.
ESCOLHER AS RECEITAS 
Leia a receita com cuidado e veja a proporção de farinha usada para cada ovo. 
Escolha receitas que levem apenas 1 ou 2 ovos e pelo menos 200 gramas (2 xícaras) de farinha. 
Num bolo, os ovos têm duas funções básicas: 1 ligar os ingredientes 2 dar ao bolo uma consistência leve. 
As substituições abaixo servem para a maioria das receitas para bolos que levam poucos ovos. Sempre misture os ingredientes molhados que a receita leva. 
PARA BOLOS COMUNS - Substitua cada ovo por: * 2 colheres de sopa de leite * ½ colher de suco de limão * ½ colher de bicarbonato de sódio 
PARA BOLOS DE TABULEIRO - Substitua cada ovo por: * 2 colheres de sopa de leite ou de creme de leite * 1/4 de colher de chá de fermento em pó Substitua a manteiga por: * o mesmo peso em óleo de arroz, girassol ou milho 
PARA BOLOS DE FRUTAS Substitua cada ovo por: * 1 colher de sopa de farinha de soja * 1 colher de chá de araruta * 2 colheres de soja de água Para empanar Uma das dificuldades para os iniciantes na cozinha vegetariana é a questão do empanar antes de fritar. O segredinho é bastante simples: faça um mingau leve de água com farinha de tapioca. Quando estiver frio mergulhe o salgadinho, ou legume, passe no pó ( farinha) de rôsca e frite.
*Assafétida: Trata-se da resina de uma planta que cresce no Afeganistão e no Irã. É usada em quantidade mínima. O gosto da assafétida aproxima-se ao da cebola, mas tem aroma agradável. Ela evita os gases intestinais. Uma vez reduzida a pó, é usada na proporção de um quarto de colher de chá para uma preparação de dois quilos. Ela dá aos pratos um sabor forte e particular. É encontrada sob a forma sólida ou em pó em casas de ervas medicinais. 
*Massala: e´ uma mistura de cinco especiarias integrais, usadas principalmente para legumes. Outras massalas sao compostas de especiarias variais, finalmente moidas em direferentes proporçoes. 2 colheres de sopa de cominho inteiro 2 colheres de sopa de cominho negro inteiro 2 colheres de sopa de grao de mostarda preta 2 colheres de sopa de semente de anis ou erva doce 1 colher de sopa de feno grego inteiro Misture todos os ingredientes num recipiente com tampa e conserve em lugar seco. Quando for usar, agite o recipiente varias vezes para misturar bem.
TEXTO RETIRADO:  http://guardioes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário